segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Lampião, por Diana Blok


Exposição interessantíssima! Conheçam um pouco o trabalho que a fotógrafa fez com a escolha de Giardini: Virgulino Ferreira da Silva, conhecido por Lampião. Um cangaceiro brasileiro, que lutou contra as injustiças de sua época.

--
A fotógrafa uruguaia Diana Blok, criou uma exposição que mostra artistas brasileiros retratados como figuras emblemáticas ou históricas, sempre do sexo oposto. Segundo ela, “Alguns escolhem um personagem de teatro, por quem têm semelhança física ou admiração, outros preferiram personagens com os quais não têm nada a ver fisicamente”.

Diana veio ao Rio a convite do Tempo Festival, evento de teatro que aconteceu até o último domingo. Os ensaios fotográficos foram feitos no Galpão da Gamboa.

As perucas sob medida de cabelo natural, os figurinos, adereços, bigodes e barbas foram produzidos em Amsterdã. “Trouxe várias malas. Menos as roupas de Lampião e Maria Bonita”, diz Diana, que até então, não conhecia a história do casal de cangaceiros.

Maria Bonita foi a personagem escolhida por Evandro Mesquita. Sem ter a menor ideia da escolha do líder da Blitz, Eliane Giardini quis se caracterizar de Lampião. “Eu não sabia nada sobre eles, acabou sendo muito enriquecedor para mim”, conta a fotógrafa. Também foram clicados Bárbara Paz como Andy Warhol, Álamo Facó foi de Frida Kahlo. Matheus Nachtergaele enrolou-se numa cobra para incorporar Luz del Fuego, Bruna Linzmeyer, de Saci-pererê e Michel Melamed botou peruca e vestidão azul: virou Iemanjá.


“Como todos são atores de teatro, cinema ou televisão, a preparação é mais trabalhosa do que a sessão de fotos em si, que apenas completa o processo em que o ator se torna o personagem”, conta Diana. “Foi uma experiência profunda e comovente com cada um, além de superdivertida”.


A mostra faz parte da programação oficial do festival de teatro e será a primeira exposição artística que vai ocupar a orla da cidade, em 35 mobiliários urbanos, do Flamengo ao Recreio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário