quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Caetana - A Casa das Sete Mulheres


E com 69% dos votos anunciamos a vencedora da enquete da semana: Caetana, de A Casa Das Sete Mulheres (2003)!





    A minissérie é de autoria de Maria Adelaide Amaral e adaptada do romance da gaúcha Letícia Wierzchowski. O romance apresenta o papel das mulheres no período que compreendeu a Revolução dos Farrapos, ocorrida no Rio Grande do Sul entre os anos de 1835 e 1845, além de situar historicamente um fato importante ocorrido durante o Brasil Império. Narrado sob a ótica de Manuela (Camila Morgado) - sobrinha do General Bento Gonçalves -, nos é apresentado o panorama da Guerra, as Batalhas, mas, sobretudo, a vida das mulheres da família do General. Ao longo dos dez anos, conhecemos o convívio destas sete mulheres tão distintas, porém semelhantes em suas perdas, dores e amores.



     A trama é, sem dúvidas, um dos momentos mais emocionantes da carreira de Eliane para nós. Por quê? Porque a autora, Maria Adelaide, ao ser convidada para escrever sobre o tema, imediatamente pensou nos artistas mais completos que poderiam participar desse primor da televisão brasileira, e  deu a cada um deles o personagem perfeito. Eliane era então Caetana, mulher forte, guerreira, encantadora e com os olhos verdes esmeralda. Esposa do líder dos farrapos, Bento Gonçalves (Werner Schünemann), personagem real, mãe de oito filhos, uma mulher que durante os dez longos anos ficou juntamente com seus filhos e parentes na mesma estância esperando o fim da Guerra. 


     Mulher de fibra, corajosa e muito bonita, chamava atenção de todos, inclusive, do maior rival do seu marido, o coronel Bento Manuel (Luis Melo), que na minissérie almejava tirar Caetana de Bento Gonçalves, porém, o presidente da República Farroupilha e sua mulher mantinham um sólido casamento, visto como um modelo para todos da família.



     Como já dissemos anteriormente, a minissérie foi baseada em um romance homônimo, e em alguns momentos da leitura do romance, percebemos algumas semelhanças entre Caetana e Eliane que só se firmou quando a minissérie ganhou vida na telinha. A doçura no olhar da personagem era o mesmo que vemos na atriz. Assim, a personagem encantou a muitos espectadores e ainda hoje é relembrada com muito carinho.


“(...) meu tio, Bento Gonçalves, sua mulher de lindos olhos verdes, Caetana, (...) tão bela, mesmo de longe, com seus negros cabelos a brilhar sob o sol. (...) abriu um sorriso doce e algo cansado. Seus olhos verdes cintilavam uma luz que dava mágica ao seu rosto (...). Movia-se entre todos com uma leveza de garça, alta e ereta como uma rainha. Caetana era, sem dúvida, uma das mais belas mulheres do Rio Grande. Nos bailes, nenhuma das moças conseguia fazer melhor figura que ela quando valsava pelo salão, guiada por Bento Gonçalves.”
(WIERZCHOWSKI)



        As gravações da minissérie começaram no Rio Grande do Sul durante o ano de 2002, e ali a produção e os atores já podiam imaginar o tamanho do sucesso que anos mais tarde viria a ser reprisado na TV Globo, em 2006, e no Canal Viva, em 2010, a pedidos dos telespectadores e internautas. E, em todas as exibições conseguiu atrair um público grande.



    A Casa das Sete Mulheres sem dúvida é mais um dos trabalhos de Eliane que deixou o público Giardinesco muito mais admirado. A linda, forte e encantadora Caetana rendeu à Eliane o Prêmio Arte Qualidade Brasil 2003 (Rio de Janeiro), de Melhor Atriz de Teledramaturgia.





Sugestões de vídeos:

1: Tema musical de Caetana e Bento Gonçalves: Te tengo miedo
2: Cenas da personagem extraídas do Viva: Compilação

Nenhum comentário:

Postar um comentário