sábado, 1 de dezembro de 2012

Relembrando: Neuta Fontes em "América"


A partir de hoje o 'Blog Eliane Giardini' relembrará personagens da carreira da nossa artista. Será uma personagem por semana, e quem escolhe a personagem a ser relembrada é você!! Estará disponível toda semana uma enquete para que você vote na personagem que você quer que relembremos.

Aproveitando que o 'Novelão da Semana', do programa 'Video Show', tratará da novela 'América' de Glória Perez, iniciaremos os trabalhos com Neuta Fontes, personagem de Eliane na trama.


Neuta Fontes - América (2005)


Em sua terceira parceria com Glória Perez, Eliane era Neuta Fontes, viúva respeitadíssima que comandava com pulso firme sua fazenda na pequena Boiadeiros. 
A personagem abordou dois temas ainda polêmicos nos dias de hoje: a relação de uma mulher madura com um homem mais jovem e a questão da aceitação familiar com a homossexualidade dos filhos. 
Quando Neuta chegou a Boiadeiros já era viúva, e veio trazendo consigo seu filho Sinval Junior (Bruno Gagliasso). Ninguém na cidade conhecia o falecido Sinval, marido de Neuta, mas ela fazia questão de colocá-lo como um homem de caráter acima de qualquer questionamento. Ali, Neuta constituiu patrimônio em terras e cabeças de gado, comandando tudo isso de maneira firme, pois seu objetivo era deixar as terras para seu filho. Neuta manda então o filho para estudar na Capital, e paga o curso de veterinária, porém Junior acaba fazendo o curso de moda sem o consentimento de sua mãe. 
Em sua fazenda a viúva morava com as suas afilhadas, Detinha (Samara Felippo), Bebela (Kika Kalache), Maria Ellis (Silvia Buarque) e Penha (Carolina Macieira), as chamadas Maria’s Breteiras, que passavam diversos apuros porque a madrinha não dava mole quando se tratava de relacionamento com os peões. 
Misteriosamente, nas terras da viúva aparece um boi que é apelidado de Boi Bandido. Como ninguém reclama a posse do bicho, ela o registra como sendo seu, e acaba fazendo sucesso e dinheiro com a apresentação do boi durante os rodeios da região, uma vez que o bicho era extremamente bravo e nenhum peão se atrevia a montá-lo. 
Neuta era uma mulher exuberante, de personalidade forte, decidida, do tipo que não leva desaforo para casa, mas por conta de uma travessura de Carreirinha (Matheus Nachtergaele), também afilhado dela, que acaba roubando um carro no rodeio de São José do Rio Preto, achando que era o carro de outra pessoa, ela fica sozinha, sem ninguém para levá-la de volta para a fazenda.  Como se não bastasse isso, começa a chover, um verdadeiro temporal. A viúva começa a chamar por suas afilhadas para que alguém pudesse ajudá-la. Porém todos já haviam ido embora. Foi nesse momento que Dinho (Murilo Rosa) a avistou e num gesto rápido retirou sua jaqueta, colocou nela e em um abraço a protegeu. Por segundos eles ficaram ali abraçados, Dinho não podia acreditar que aquilo estava acontecendo e não se contendo foi aproximando sua boca na dela, até que a paixão de Dinho e a atração física de ambos falou mais alto e eles se beijam. 


Um beijo com total entrega dos dois. Logo após o beijo Dinho tentou desculpar-se e diz que aquilo nunca mais aconteceria, mas Neuta o calou e o beijou novamente e este beijo selou aquela paixão.  Neuta vai embora inebriada e Dinho fica ali na chuva comemorando a realização de um grande sonho. 
Depois desse dia, Neuta e Dinho vivem momentos lindos juntos. Escondidos de todos eles começam a se encontrar em diversos lugares, uma hora no carro de Neuta, outras tantas quando Dinho pula a janela da viúva, fazendo com que o peão ficasse cada vez mais apaixonado por ela. 
Porém com o possível reaparecimento de Sinval, marido da Neuta, ela acaba confessando que não havia visto o corpo do marido quando soube da sua morte e que ele também não era o poço de qualidades que ela dizia. Felizmente esse possível reaparecimento foi apenas um golpe de Alex (Thiago Lacerda) que usou da identidade de Sinval, para aplicar golpes no Brasil. 
Neuta enfrentou também o fato de descobrir a homossexualidade de Junior. Tipo de mãe dominadora, ela não dava abertura para as vontades do filho caso fosse contra os conceitos dela. Ela e todos que os conheciam imaginavam que Junior era heterossexual, inclusive ele chegou a se casar e assumir o filho de uma das afilhadas, a Maria Ellis. Junior então se apaixona por Zeca (Eron Cordeiro) que é contratado para cuidar particularmente do boi Bandido. Junior era um exímio estilista, por diversas vezes tentou mostrar para a mãe a sua verdadeira vocação, mas sempre era desencorajado por ela, que entusiasmada tentava colocá-lo nos afazeres da fazenda. Quando Neuta descobre a opção sexual do filho, seu mundo praticamente vem ao chão, abalando, inclusive, o seu relacionamento com Dinho. Por fim, com a ajuda de suas afilhadas e de Dinho, ela supera e aceita o filho como ele realmente era. 
No ultimo capítulo, Neuta aparece exuberante, dá o braço para Dinho, e o leva até a pista de dança, ao som da música Os Amantes, na voz de Daniel, eles dançam e escancaram ao mundo a imensidão do amor que ambos sentiam. 

“Qualquer dia, qualquer hora, a gente se encontra seja aonde for pra falar de amor...♪♫”



8 comentários:

  1. Lindo Lindo esse resumo sobre a história dos dois!!! Uma história tão linda, tão pura e coberto de puro amor e atração!!!! Um casal que jamais esquecido pelas pessoas em toda essa vida!!! Sou suspeita em dizer que todos os trabalhos dela são perfeitos, mas a verdade que não há um papel que não tenha sido feito com total profissionalismo e talento!!!

    ResponderExcluir
  2. Queee coisaaa divina meu Deus... Parabéns meninaas!

    ResponderExcluir
  3. Lindo, ameei parabéns *-*

    ResponderExcluir
  4. Lindo, ameeei, meus PARABÉNS *

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto, podiam escrever mais histórias de outros personagens da Eliane.

    ResponderExcluir
  6. michelle schmiedel raymundo21 de setembro de 2014 às 10:35

    É um amor puro e verdadeiro ,que hoje não existi mas entre as pessoas

    ResponderExcluir
  7. Até hoje me lembram desse belo casal, e amo Murilo e Eliane.

    ResponderExcluir